Tem como objetivo identificar o alergénio responsável pela doença alérgica do paciente, baseada na suspeita colhida na história clínica e nos sintomas do doente.
Os testes cutâneos por picada são um dos principais métodos de diagnóstico utilizados no esclarecimento da patologia alérgica e podem ser realizados em qualquer idade, incluindo pequenos lactentes.
Existem diferentes técnicas em função do processo alérgico que se pretende avaliar: os testes cutâneos por picada são os mais frequentemente realizados. Podem ser repetidos sempre que houver suspeita de uma nova alergia, ou ao longo do tempo para averiguar a evolução.
O procedimento consiste na aplicação de uma gota do produto alergénico de que se suspeita sobre a pele do antebraço, seguida de uma ligeira picada com uma pequena lanceta. Habitualmente é realizada uma bateria de 15 a 20 alergénios respiratórios, podendo alargar- se a bateria dependendo da suspeita clínica. Nas crianças em idade pré-escolar e/ou com suspeita de alergia alimentar, utilizam-se baterias mais curtas ou específicas a cada situação, nomeadamente nos primeiros meses de vida, na fase de diversificação alimentar. O procedimento é rápido, praticamente indolor, e o resultado obtido em 15 minutos.