Estudos do Sono

O estudo do sono é indispensável para caraterizar, afirmar ou excluir algumas patologias, designadamente a síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS). A SAOS é a causa mais frequente de hipersonolência diurna e, apesar de ser mais prevalente nos homens a partir dos 40 anos, pode aparecer em qualquer género e idade, com ou sem excesso de peso.

Deve suspeitar que tem Apneia do Sono se tem sono excessivo durante o dia, dores de cabeça matinais, sensação de sono não reparador, diminuição da libido sexual, dificuldade em concentrar-se, ressonar intenso, apneias testemunhadas, ou acorda várias vezes para urinar durante a noite.

O estudo do sono tem como finalidade detetar alterações que possam interferir com a normal estrutura do sono, como as apneias respiratórias, a roncopatia e a obstrução nasal. Pode ser de vários níveis, consoante o número de parâmetros avaliados, e consiste no registo simultâneo de vários parâmetros durante o sono. O estudo do sono mais completo permite analisar as fases de sono através de electroencefalograma, electrooculograma e electromiograma.

Os nossos dispositivos permitem que esse registo seja feito no domicílio. A montagem do equipamento ou o ensino da mesma é realizada na clínica pelo técnico de Cardiopneumologia, tendo o procedimento duração aproximada de 30 a 45 minutos, dependendo do tipo de estudo. O paciente dorme no domicílio, monitorizado, em ambiente natural, deitando-se às horas habituais. No dia seguinte, após acordar, retira o equipamento e entrega-o na clínica em hora a combinar, ou vem retirá-lo à clínica, dependendo do tipo de estudo. Os registos efetuados dos vários parâmetros durante o sono são interpretados pelo médico que elabora um relatório fornecido ao paciente.

Voltar a trás